A importância das inovações e da tecnologia na Agroindústria

O poder da tecnologia dominou vários setores de manufatura. Enquanto as empresas de tecnologia e finanças estão falando sobre a internet das coisas e criptomoedas, este espaço está passando por um processo de digitalização próprio.

O crescimento do uso da tecnologia na agroindústria vem sendo tão imponente, que em 2019 a Radar AgTech Brasil identificou 1.125 empresas de agrotecnologia

Isso mostra que o uso da tecnologia deixou de ser observado apenas como um custo, mas sim como um investimento de alto valor que pode ser determinante para o futuro do negócio.

Mas essa mudança se trata do quê? Qual seu impacto no agronegócio e na produtividade, de modo geral? Quais os perfis dos funcionários, economia e sustentabilidade? 

Neste artigo, temos o objetivo de explicar o que essa transformação geral do agro representa.

 

Quais os principais avanços com o uso da tecnologia na agroindústria?

A tecnologia é uma ferramenta importante que tem o objetivo de auxiliar na gestão do agronegócio. Com isso, é possível produzir de forma mais objetiva e aumentar os lucros da empresa com mais precisão. 

Abaixo estão exemplos de ferramentas que são utilizadas na agroindústria e de grande importância para os produtores rurais.

agrotecnologia

Uso de robôs

Os robôs são o principal motor do progresso agrícola

Essa revolução foi causada principalmente pela mão de obra escassa, pelo aumento da produtividade e também pela necessidade de proporcionar melhores condições de trabalho para o funcionamento do agronegócio.

Robôs conectados digitalmente a drones, além de gravar comandos de satélite, tem sensor de solo ou data center de rancho, trazendo todos os dados para o seu smartphone ou tablet.

Pulverizadores e tratores automatizados, através de programação, podem distribuir sementes, pesticidas, água e nutrientes de maneira mais direcionada e conforme a necessidade. 

Essa eficiência pode ser ainda melhor se fossem usados pesticidas de liberação lenta e à base de nanomateriais.

 

Gerenciamento de ferramentas

Estes softwares foram desenvolvidos para trabalhar na agricultura de forma eficiente. Com eles é possível ter um melhor controle da produtividade e conhecer o desempenho das atividades em geral. 

Afinal, saber o que está acontecendo no campo é um dos pilares para o sucesso.

Por esse motivo, as métricas de desempenho (KPIs) são de extrema importância. Essas métricas são formas de medir o trabalho em geral, mas também podem ser utilizadas no agro. 

Elas têm o papel de colaborar com as empresas a definir metas a serem alcançadas. 

Para estabelecer os KPIs é necessário analisar a missão e identificar todos os envolvidos no processo. Dessa forma, é possível encontrar uma forma de medir o progresso e direcionar a ação a ser realizada.

 

Biotecnologia

Em um futuro próximo, através da biologia sintética será possível produzir diferentes tipos de alimentos, segundo o relatório MetaScan. Estas, com custos mais baixos do que as que temos hoje.

Quando os genes são manipulados, os alimentos podem ser desenvolvidos com novos sabores ou propriedades. 

Com isso, espera-se que outros setores, como a indústria de biocombustíveis, também se beneficiem dessa tecnologia, que envolve a criação de biorreatores que podem ser colocados em todos os lugares.

Além disso, com o desafio de aumentar a produtividade e ocupar a menor área possível, a ciência tem investido no melhoramento genético de sementes e plantas. 

O objetivo é desenvolver variedades mais resistentes às pragas e produtivos. Aqui no Brasil, essa tecnologia já está sendo utilizada em produtos como algodão, soja e cana-de-açúcar.

 

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão, a cada dia, amplia sua presença mercadológica. É um sistema que tem como principal objetivo reduzir os custos do negócio e aumentar a produtividade por meio de tecnologias como GPS, tratores, análise de solo e controles de aplicação.

Portanto, esse tipo de agricultura visa alimentar exatamente o campo de produção, com o objetivo de aplicar recursos e insumos no local certo de produção, o que aumenta a produtividade, sendo evitados ou até inibidos os desperdícios no setor.

Dessa forma, a agricultura de precisão otimiza os sistemas aplicados no campo com foco na gestão da diferenciação da produção. Além dos aspectos envolvidos em todo o processo incluindo variações que muitas vezes fazem a diferença nos meios produtivos.

 

Quais os benefícios da tecnologia na agroindústria?

Previsibilidade de alterações climáticas

Existem ferramentas que permitem relatar a ocorrência de sol, chuva, vento e mudanças de temperatura de uma área de interesse.

Desta forma, é fácil afinar ou predizer a quantidade exata de material. Para fazer as condições de solo mais adequadas em cada área de plantio.

Também é possível identificar rotas mais seguras para animais e de máquinas em caso de instabilidade severa, protegendo os recursos.

 

Identificar ameaças

Os drones e sensores permitem a identificação de pragas de forma rápida e precisa. Dessa forma, a aplicação de defensivos é precoce, protege os plantios e fornece apenas o que for necessário.

Com os animais, é utilizada essa mesma prevenção, a fim de realizar o monitorando doenças, lesões e outras dificuldades específicas, antes que se alastram ou ocorram contaminações.

 

Melhor usabilidade de recursos 

Como há uma enorme coleção de dados por tecnologia e possíveis interseções por meio de aprendizado de máquina, especificamente para a empresa, cria-se uma previsão muito maior de eventos. Assim, o fluxo diário flui de forma interativa e eficiente.

Por exemplo, o monitoramento de plantio pode revelar baixos níveis de nutrientes, seca ou acidez irregular. Isso significa mapear e resolver obstáculos antes que o pior aconteça.

Ou seja, isso significa usar apenas o necessário para cada situação e economizar valores.

 

Eficiência na produtividade

Quando a eficiência aumenta, acontece também a redução de custos e a gestão eficiente de matérias-primas, equipamentos, mão de obra e tempo.

Reconhecer os gargalos produtivos é algo natural e as medidas apropriadas são iniciadas com agilidade.

Equívocos e falhas são minimizados com o uso de robôs de controle remoto. Por outro lado, ao determinar o nível de maturidade do plantio é possível colher, com o uso de máquinas inteligentes, no melhor momento, descartar os itens e evitar desperdícios.

Tudo isso representa um enorme aumento de produtividade e se reflete no retorno do investimento.

 

Redução no impacto ambiental

Algo importante é o uso mais eficiente de recursos naturais ou energia, fertilizantes e pesticidas. Reduz as emissões químicas em rios e águas subterrâneas.

Além de geralmente causar menos danos ambientais, também é possível reaproveitar alternativas ou materiais sustentáveis com análise de dados preliminares.

 

Melhoramento da segurança

A automatização, em conjunto com o piloto automático, ajudam a evitar acidentes durante o trabalho. Constrói confiança e firmeza, à medida que o desleixo e os enganos são minimizados.

 

Busque a sua transformação digital, fale com a ProConcept

Nossa estratégia de implementação é pensando grande, mesmo começando pequeno, mas crescendo rápido.

Se você está disposto a isso, então os nossos serviços são para você! 

Levando a transformação digital para a sua empresa, você não vai apenas conectar equipamentos, mas fazer todo um mapeamento preciso, evitando assim desperdícios e garantindo maior sucesso!

 

Fale com a ProConcept e garanta já a sua transformação digital!

Fale com nossos especialistas:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.