IoT no monitoramento remoto de barragens

A IoT no monitoramento remoto de barragens está se tornando prioridade para a indústria de mineração. Mas como se beneficiar dessa tecnologia?

Nos últimos tempos, a IoT (Internet das Coisas) veio a ser uma das tecnologias mais relevantes do século XXI. Agora podemos conectar objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, carros, babás eletrônicas e outros, à internet por meio de dispositivos incorporados possibilitando uma comunicação e um processamento rápido e eficiente de dados entre pessoas e coisas.

Por meio de tecnologias como nuvem, big dataanalytics e outras, as coisas físicas podem coletar, compartilhar e processar dados com o mínimo de intervenção humana. Neste mundo hiper conectado, os sistemas digitais podem registrar, monitorar e ajustar cada interação entre coisas conectadas. O mundo físico encontra o mundo digital, e eles cooperam um com o outro.

Com o uso de soluções de IoT no monitoramento de barragens, é possível buscar os dados dos sensores e enviá-los diretamente para uma solução na nuvem, sem a necessidade de conversão local que poderia gerar perda de dados e/ou perda de tempo de processamento com intervenção humana.

O fator vital para que isso aconteça é que a tecnologia utilizada seja “Cloud Native”, uma solução já criada na nuvem que faz uso das mais modernas arquiteturas, provendo velocidade e escalabilidade, sem a necessidade de enviar os dados para um servidor. Ao adotar esse tipo de tecnologia, é possível ter benefícios como:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Acesso às informações em um único sistema, sem traduções e sem conversões de sensores geotécnicos, geo-espaciais, ambientais, estruturais e de processos;
  • Redução do tempo de instalação e comissionamento do sistema;
  • Dispensa do envio de funcionários ao campo para atualizar firmware, calibração e tempo de leitura de sensores;
  • Redução do custo de manutenção e de propriedade.

Exemplos como os descritos acima mostram que o investimento em novas tecnologias podem contribuir e muito na redução de custos, com uma solução do tipo plug-and-play onde a instalação é feita de forma mais simples e mais rápida.

A redução da equipe de campo é significativa, pois não são necessárias visitas ao local para coleta de dados. Com auxílio da plataforma, as manutenções dos equipamentos passam a ser preventivas e deixam de ser corretivas gerando uma economia e agilidade no processo. Além disso, é possível contar com dataloggers de conexão sem fio. Dessa forma, os dados trafegam por uma rede de baixa frequência e dispensa o uso de cabos gerando mais uma vez economia com a instalação e manutenção dos mesmos.

Essas tecnologias vieram para auxiliar as mineradoras no seu cotidiano, tornando suas atividades mais seguras, simples e eficazes. Se você não sabe como escolher uma plataforma de IoT para o monitoramento de barragens, leia aqui ou entre em contato conosco. Nosso objetivo é entender as demandas específicas de nossos clientes e formatar de maneira personalizada as melhores soluções tecnológicas tornando o seu negócio mais produtivo e competitivo  alcançando assim resultados cada vez maiores e melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.