Realidade Aumentada: um mundo de possibilidades

A Realidade Aumentada (AR), em inglês Augmented Reality, é uma tecnologia que está sendo utilizada em diversas soluções e produtos. Porém, algumas pessoas ainda não sabem como a realidade aumentada funciona, e nem como ela é utilizada. Hoje falaremos sobre tipos de realidade aumentada e daremos alguns exemplos de como podem ser utilizadas.

E o que é a Realidade Aumentada?

A definição simples seria “realidade aumentada (AR) é uma mistura de elementos do ambiente virtual com o ambiente do usuário em tempo real”. Ou seja, é uma tecnologia usada para melhorar o mundo real, sobrepondo elementos virtuais aos elementos reais.

Esses elementos virtuais podem ser qualquer informação digital na forma de imagem, som, vídeos, dados de GPS ou modelos 3D realistas. As três características básicas que definem o termo de AR são:

  1. sobreposição do mundo real e digital
  2. integração em tempo real e registro
  3. alinhamento em 3D

Você sabia que existem vários tipos de realidade aumentada? 

Provavelmente um dos primeiros objetos nos quais experimentamos ou vamos experimentar a realidade aumentada será o smartphone, por conta da acessibilidade que temos ao aparelho e pela sua possibilidade de rodar aplicações AR, porém ela é predominante em outro lugares.

No entanto, é importante entender que a AR não é uma tecnologia que possui definição e descrição técnica única. Aqui vamos explorar 5 tipos de realidade aumentada:

1    AR baseada em Projeção 

Os sistemas AR baseadas em projeção, como o próprio nome claramente diz, projeta imagem virtual em objetos físicos.

As aplicações de realidade aumentada baseada em projeção permitem a interação humana, enviando luz para uma superfície do mundo real e, em seguida, detectando a interação humana (toque) daquela luz projetada.

Detectar a interação do usuário é feito diferenciando uma projeção esperada (ou conhecida) e a projeção alterada (causada pela interação do usuário). Outra aplicação interessante da realidade aumentada baseada em projeção utiliza tecnologia de plasma a laser para projetar um holograma interativo tridimensional (3D) no meio do ar.

2    AR baseada em Localização

Esse tipo de AR baseia-se em aproveitamento dos recursos de detecção de localização em dispositivos inteligentes. Ela é uma das aplicações mais amplamente implementadas pela facilidade e disponibilidade de smartphones que fornece em termos de detecção de localização.

Na maioria dos casos, a AR baseada em localização é usada por viajantes que querem descobrir novos lugares dentro de sua localização e orientação atual lendo o GPS, bússola digital e o acelerômetro do dispositivo inteligente que lhe dará informações relevantes sobre o que está procurando em sua tela.

3    Delineando AR 

Nossos olhos são a melhor câmera do mundo, mas com limitações. Não podemos ver bem em condições de pouca luz. Para esses casos, foram construídas câmeras especiais para descreverem essas situações. Assim, o reconhecimento de objetivos fica atrás de tudo que o AR descreve.

Por exemplo, ao dirigir um carro em uma estrada em clima nebuloso, os limites da estrada podem não ser muito visíveis para o olho humano. As câmeras avançadas sintonizadas especialmente para ver os arredores em condições de pouca luz podem ser usadas para delinear os limites da estrada dentro dos quais o carro deve ficar. Tal sistema seria muito útil para evitar acidentes.

4    Superposição baseada em AR

A realidade aumentada baseada na superposição substitui parcialmente ou totalmente a visão original de um objeto por uma visão “alternativa” recentemente aumentada desse mesmo objeto.

Neste caso, o reconhecimento de objetos desempenha um papel vital porque a aplicação não sabe o que está procurando e não pode substituir a visualização original por uma aumentada se não for possível determinar qual é o objeto.

Dependendo do tipo de visualização necessária a tecnologia pode ser usada para múltiplos propósitos. Por exemplo, um médico pode usar esta tecnologia para sobrepor uma visão de raio-X do osso do braço quebrado de uma paciente em uma imagem real para fornecer uma compreensão clara do que realmente é o dano do osso.  Este método também pode ser usado em arquitetura e engenharia para delinear edifícios e as intervenções que estão sendo propostas por ele.

5    AR baseada em Marcador/Reconhecimento

A realidade aumentada baseada em marcador /reconhecimento teve seu início nas etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais conseguindo carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura.

Então, foram criados os QR Codes , que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.

Os QR Codes são os grandes responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma imagem do mundo real. A Realidade Aumentada baseada em marcador /reconhecimento é utilizada combinando-se um QR Code com um programa de computador.

Para ele funcionar, são necessários três componentes básicos:

  • Objeto real com algum tipo de marca de referência (QR Code), que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
  • Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
  • Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

O processo de formação do objeto virtual acontece da seguinte forma:

  • Coloca-se o objeto real (QR Code) em frente à câmera, para que ela capte a imagem.
  • A câmera “enxerga” o QR Code e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
  • O software interpreta a imagem e retorna o objeto virtual, na posição do QR Code.
  • O dispositivo (que pode ser uma televisão, um monitor de computador, um tablet ou um smartphone) exibe o objeto virtual devolvido pelo software em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

Em outras palavras, o aplicativo AR detecta e reconhece algo chamado de marcador AR (QR Code). Uma vez que reconhece o marcador, ele o substitui por um objeto virtual correspondente.

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