Automação de Processos Industriais

A busca pela eficiência e aumento da produtividade são metas centrais nas gestões de indústrias e grandes empresas. Nesse sentido, a tecnologia aparece como uma aliada central.

Entre as tantas inovações tecnológicas em vertente crescimento, uma que mais se destaca é justamente a automação de processos industriais, que leva a inovação para dar celeridade e evitar erros em processos vitais nas organizações.

A automação garante, sobretudo, a integração da Internet das Coisas ao cotidiano das empresas. 

Neste artigo vamos refletir sobre a automação de processos industriais, dando destaque aos benefícios da automatização e citando dois dos exemplos mais avançados dessa tecnologia.

O que é automação de processos industriais

A automação de processos industriais integra uma série de soluções de automação que tomaram o mercado nos últimos anos. 

Por “automação”, podemos compreender uma ferramenta que permite que uma máquina ou processo sejam executados automaticamente.

Na realidade industrial, a automação diminui a necessidade de mão-de-obra humana, permitindo que os mecanismos de uma máquina consigam funcionar de forma automática.

Esse é mais um passo rumo à evolução das máquinas, visto que, desde a revolução industrial, as máquinas passaram a assumir um papel central no aumento da eficiência e na redução de custos. Ao momento tecnológico atual podemos chamar de Indústria 4.0.

 

Como implantar o controle e automação de processos industriais

A realidade da sua empresa deve ser respeitada ao máximo. Para implantar definitivamente a automação de processos industriais, o recomendado é contar com a ajuda de especialistas no assunto.

No entanto, de forma geral, podemos desenhar os seguintes passos:

Vale a pena recordar, no entanto, que todo esse processo de adequação deve ocorrer a partir da ajuda e do auxílio de especialistas em automação de processos industriais e transformação digital.

Por que automatizar processos?

A automação de processos industriais está relacionada a dois conceitos centrais: eficiência e redução de custos.

Quando há automatização dos processos, é natural que as empresas consigam aumentar a eficiência, porque há diminuição no tempo de execução dos processos, mesmo os mais complexos.

Isso é consequência, sobretudo, da programação eletrônica que as máquinas seguem, que são muito mais exatas do que a atividade humana.

Reduzir custos, nesse sentido, é consequência, porque há uma produção muito maior em um tempo menor, enquanto insumos e produtos são economizados, evitando o desperdício.

Benefícios da Automação de Processos Industriais

Benefícios de automatizar processos industriais

Além da eficiência e da redução de custos, a automação dos processos consegue gerar algumas vantagens bastante significativas para as empresas, como é o caso da padronização da produção.

Embora as indústrias persigam uma uniformidade na produção, sempre que há o envolvimento da mão-de-obra humana, é natural que haja pequenas diferenças entre um produto e outro, ainda que mínimas.

Ao utilizar os recursos de automação, essas diferenças acabam, já que as máquinas conseguem desenvolver os processos com uma exatidão muito maior.

Outra consequência da mão-de-obra humana são as falhas. Ao automatizar os processos, as falhas também são cortadas pela raiz.

Exemplos de automação industrial

A automação de processos industriais pode se manifestar através de diversos tipos de aplicação. Essas aplicações conseguem otimizar vários dos processos mais básicos das empresas.

Um exemplo disso é o Controlador Lógico Programável, ou CLP, que consiste em um computador que consegue automatizar máquinas e processos industriais.

Há, ainda, o SCADA, um software que consegue monitorar e controlar os processos industriais.

Podemos destacar, ainda, as soluções de IHM, que se baseiam em um software que realiza o meio-campo entre o operador humano e a máquina, traduzindo as informações desta última de modo que o operador consiga compreendê-las.

Mas os grandes destaques ficam por conta da IIoT e Realidade Aumentada.

A primeira consiste na Internet das Coisas Industrial, que funciona a partir da reunião de diversos dispositivos que, conectados, enviam dados e podem ser controlados através de uma nuvem.

Na base do funcionamento da Internet das Coisas Industrial está a presença de sensores nas máquinas e equipamentos, que realizam justamente a coleta e análise de dados industriais e informações.

Por fim, a Realidade Aumentada, que consiste na conexão entre o mundo físico e o mundo digital, auxiliando a indústria em processos como o monitoramento das operações, manutenção preditiva de equipamentos e treinamentos de equipe.

tipos manutencao preditiva

Manutenção preditiva e automação de processos industriais

A manutenção preditiva tem uma função vital para as indústrias, já que diminui o tempo de parada, evita quebra de equipamentos e aumenta a eficiência da produção.

Para que a manutenção preditiva seja executada, no entanto, a tecnologia de Internet das Coisas Industrial é essencial, já que permite monitorar as máquinas à distância e em tempo real, identificando possíveis problemas com bastante antecedência.

Conclusão

Neste artigo, aprofundamos no conceito de automação de processos industriais, que permite a realização de certos processos de forma automática.

Vimos, ainda, um passo-a-passo de implementação dessas automações. Antes de encerrarmos, vale a pena recordá-los:

  1. Mapeie os processos produtivos compreendendo-os profundamente;
  2. Identifique aqueles processos mais custosos e que mais apresentam falhas;
  3. Ancore-se em dados para essa tomada de decisão;
  4. Identifique as ferramentas de automação adequadas;
  5. Inicie a implantação.

Por fim, conhecemos alguns dos exemplos de automação industrial, com destaque especial para a Internet das Coisas Industrial e a Realidade Aumentada.

Quer contar com a ajuda de um especialista para levar sua empresa para o próximo nível de evolução tecnológica? Conte com a ProConcept. Entre em contato conosco e saiba mais.

Fale com nossos especialistas:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.