transformação digital e a Indústria 4.0 têm manifestado, a cada dia, novos avanços tecnológicos e da ciência da computação que viabilizam avanços também para outras áreas.

Um dos maiores avanços nesse sentido é a Visão Computacional, um recurso poderoso que tem mudado e transformado áreas como marketing, veículos, segurança pública, segurança privada, serviços públicos, saúde, agricultura e processos produtivos industriais.

Neste texto, vamos refletir um pouco sobre o assunto. Confira:

O que é Visão Computacional?

A Visão Computacional é uma tecnologia “filha” da inteligência artificial. Em resumo, essa tecnologia reúne diversos conhecimentos e funções para replicar algumas das atribuições da visão humana, mas com uma capacidade extra de analisar e interpretar o conjunto de dados gerados a partir das imagens.

O funcionamento ocorre através de imagens, sensores e um software, sendo que neste último é que são reunidas todas as informações, bem como são interpretadas. A inteligência artificial entra em cena justamente aqui, através do machine learning e deep learning.

As bases da Visão Computacional

A Visão Computacional tem por base duas poderosas tecnologias, as já mencionadas machine learning e deep learning. Isso significa que, por meio do recebimento de informações, a máquina consegue aprender certos padrões utilizados para otimizar os resultados da visão computacional.

É o caso, por exemplo, das aplicações na indústria, onde a Visão Computacional consegue identificar padrões na forma geométrica dos produtos, de modo a compreender se estão ou não dentro dos padrões.

Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que o software seja constantemente alimentado com dados, atributos e informações. É como se, por meio desses dados, o sistema fosse aos poucos sendo treinado. Com o passar do tempo, acaba por tornar–se cada vez mais inteligente.

Benefícios da Visão Computacional

Os benefícios da Visão Computacional estão relacionados à evolução da indústria 4.0 e o mergulho de empresas e organizações na transformação digital, em todos os ramos onde a VC é aplicada.

Como benefício, destacamos que essa tecnologia é um excelente complemento ao trabalho humano, já que identifica com um detalhamento muito maior possíveis erros, gerando mais eficiência para o controle de qualidade.

produtividade também é impactada, sobretudo porque o nível do que é produzido é elevado, pois os erros são diminuídos.

Além disto tudo, o processo fabril tem seu processo de auditoria facilitado pois a Visão Computacional tem o viés de armazenar os dados lidos de cada peça.

Como consequência de tudo isso, há uma redução de custos significativa, enquanto os processos são aprimorados e otimizados.

4 etapas do processo da Visão Computacional

A Visão Computacional tem um funcionamento mais ou menos padrão, embora possa haver alterações significativas entre algumas das aplicações. De forma geral, no entanto, a Visão Computacional pode ser compreendida dentro das seguintes etapas:

Captura de imagem: é o passo mais básico, onde as imagens são capturadas através de câmeras estrategicamente posicionadas. Essa imagem captada é que será utilizada pela máquina para gerar e interpretar dados;

Primeiro processamento de imagens: o conteúdo captado é processado pelo sistema de inteligência. Nesse processamento, são realizadas ações que visam melhorar as análises que serão executadas. Entre essas ações está o controle de brilho, contraste, aplicação de filtros e redução de ruído;

Interpretação dos objetos: em seguida, as imagens são interpretadas a partir do reconhecimento das características e redes neurais do aprendizado de máquina;

Processamento final: o objeto é classificado, sendo feito o processo de extrair informação.

Olho com traços de tecnologia simulando o conceito de visão computacional

A aplicação da Visão Computacional na indústria

A indústria, hoje, é a principal beneficiada pela Visão Computacional, sobretudo porque essa tecnologia auxilia no desenvolvimento de processos centrais e determinantes para os resultados das organizações e linha de produção.

Dentre esses processos, destacam-se os processos de gestão de qualidade, que precisam desse tipo de tecnologia para alcançar resultados mais satisfatórios.

Outras aplicações da Visão Computacional

Além da aplicação na indústria, as tecnologias de Visão Computacional também podem ser aplicadas para diversos outros setores. Conheça, a seguir, alguns deles:

Você também pode gostar: 

Manutenção Preditiva: Um guia completo

Marketing​

Para o marketing, a Visão Computacional exerce funções muito importantes para as marcas, como é o caso de empresas que utilizam tecnologias para identificar o uso de marcas e logotipos por pessoas não autorizadas.

A pesquisa por imagem, muito comum nos buscadores, também utiliza a tecnologia da Visão Computacional.

Veículos

Já existem modelos de carros totalmente automáticos rodando por aí (veículos autônomos). No futuro, novos modelos devem surgir e a tendência é que haja uma popularização. Tais carros utilizam a Visão Computacional para conseguirem identificar o trajeto e respeitar o fluxo de tráfego.

Segurança

reconhecimento facial já é uma função amplamente utilizada em diversos países do mundo, como na China e nos Estados Unidos, neste último caso, especialmente no sistema de monitoramento dos aeroportos.

Como ferramenta de segurança pública, o reconhecimento facial utiliza a Visão Computacional para identificar rostos.

Serviços Públicos

No caso dos serviços públicos, a VC também é utilizada para reconhecer carros e monitorar o tráfego. Essas funções, exercidas pelo poder público, só são possíveis graças às tecnologias até aqui citadas.

Uso Militar

O Exército Brasileiro utiliza VC para monitoramento de fronteiras e identificação de movimentações anormais, sobretudo de contrabando e tráfico dos mais diversos tipos. A partir disso, compreendemos que a Visão Computacional é uma importante ferramenta de defesa.

Saúde

Algumas empresas de saúde já utilizam a VC para identificar anomalias e possíveis doenças em exames. Através do aprendizado de máquina, a inteligência é capaz de compreender os padrões associados a um determinado exame, bem como apontar possíveis diferenças.

Agricultura

Por fim, um setor que se beneficia muito da tecnologia e que não poderia deixar de gozar das vantagens da Visão Computacional é a agricultura. De forma prática, essa tecnologia é utilizada para identificar padrões de plantio, controle de pragas e rastreamento de rebanho.

Conclusão

Quer contar com a ajuda de um especialista para levar sua empresa para o próximo nível de evolução tecnológica e implantar a Visão Computacional? 

Conte com a ProConcept. Entre em contato conosco e saiba mais.

Fale com os nossos especialistas e acelere sua transformação digital com visão computacional

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.