Tudo sobre sistema de reconhecimento facial

Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, vamos lhe falar tudo que você precisa saber sobre o sistema de reconhecimento facial. 

Por isso, se você ainda não sabe o que é um sistema de reconhecimento facial, quais são os benefícios que ele traz e como implementá-lo, leia este conteúdo até o final.

Após ler este nosso material, com certeza você entenderá tudo que precisa para implementar um sistema deste tipo.

Contudo, antes de iniciarmos, não deixe de partilhar este conteúdo em seu Linkedin e em outras redes sociais de sua preferência.

Agora, vamos lá! 

O que é um sistema de reconhecimento facial?

Como primeiro ponto, antes de destacarmos os benefícios e os usos, é importante explicarmos o que é um sistema de reconhecimento facial. 

Desse modo, como o próprio nome já dá a entender, este nada mais é do que um sistema que funciona por meio do reconhecimento facial. 

Para aquelas pessoas que ainda não estão por dentro das novas tecnologias, vemos que, nos últimos tempos, muitas empresas começaram a implementar um sistema que fazia um reconhecimento facial dos colaboradores e liberava o acesso deles ao ambiente de trabalho.

 Esse é só um exemplo de sistema de reconhecimento facial.

Na prática, podemos entender que esta tecnologia serve para reconhecer a face das pessoas e, após o reconhecimento, executar alguma função – como liberar o acesso delas, por exemplo. 

Mais para frente comentaremos sobre onde esse formato de sistema vem sendo usado, contudo, podemos destacar que é possível encontrar o reconhecimento facial em condomínios, edifícios empresariais, dentre outros.  

Agora, para entender melhor o porquê este sistema vem sendo usado, comentaremos sobre os três principais benefícios que ele traz:

Benefícios de usar um sistema de reconhecimento facial

Como todo sistema, o reconhecimento facial conta com diversos benefícios que vem chamando atenção de empresas e estabelecimentos. Mas, na nossa concepção, três deles se destacam muito:

Controle

Começando pelo controle, vemos que com a implementação de um sistema deste tipo, você consegue ver e controlar as pessoas que estão entrando em seu estabelecimento. 

Nesse caso, para condomínios ou empresas, que foi o exemplo que demos anteriormente, é possível fazer a implementação deste sistema para liberar o acesso somente aos moradores ou pessoas autorizadas. 

Nesse caso, primeiro você faria o reconhecimento facial de cada indivíduo autorizado e deixaria salvo no sistema.

Após isso, automaticamente, o sistema de reconhecimento facial iria reconhecer aquelas pessoas quando elas tentassem entrar e, de forma automática, liberaria o acesso delas.

Entretanto, caso alguém não autorizado e que não tem o seu rosto salvo no sistema tentasse entrar, automaticamente, o sistema identificaria que aquela pessoa não está registrada e negaria o acesso. 

De uma forma prática e segura, essa tecnologia acaba trazendo um grande controle de entrada e saída. 

Autenticação 

Um outro grande benefício que este tipo de sistema traz é em relação a questão da autenticação.

Às vezes, ao olhar para um sistema de reconhecimento facial, lembramos apenas da questão da entrada e saída de pessoas. Quando, na verdade, os usos vão muito além.

Nos últimos tempos, vimos que muitos bancos e fintechs estão começando a usar este tipo de sistema como uma tecnologia para fazer autenticação de transações, o que é algo muito útil, afinal, não há forma melhor de autenticar uma transação do que por intermédio do reconhecimento facial do dono da conta. 

Para quem usa bancos e outros sistemas semelhantes, com certeza já teve que passar por alguma etapa de reconhecimento facial para autenticar uma transação. Isso está cada vez mais comum. 

Para a empresa, é uma ótima forma de evitar golpes ou transações indesejadas. Já para o usuário, é mais uma forma de se manter seguro. 

Integrações 

Como último benefício, vemos que através de um sistema de reconhecimento facial, é possível criar diversas integrações. 

No próximo tópico, comentaremos mais sobre os usos, mas, podemos adiantar que existem muitas integrações surgindo por meio desse tipo de sistema.

Além das integrações envolvendo autenticações financeiras, que já comentamos antes, também podemos encontrar muitas empresas integrando o controle de ponto com a autenticação biométrica ou facial. 

Quais são os usos de um sistema de reconhecimento facial?

Assim como comentamos antes, um sistema de reconhecimento facial pode ser usado de diversas formas. A mais comum que encontramos é por meio do controle de entrada e saída. 

Hoje, em nosso dia a dia, conseguimos encontrar este sistema principalmente em quatro tipos de lugares:

  • Escritórios;
  • Condomínios;
  • Faculdades;
  • Escolas.

Dessa forma, se você passa por algum desses locais na sua rotina, você já deve ter encontrado um sistema que trabalha com reconhecimento facial. 

Contudo, como já destacamos anteriormente, também é possível encontrar este tipo de sistema sendo usado em integrações relacionadas a autenticação facial. 

A tendência é que, com o crescimento de novas tecnologias, o reconhecimento facial comece a ser usado em cada vez mais lugares, tendo em vista a sua eficácia. 

Para termos uma ideia de como esse uso pode evoluir, podemos analisar a situação na China.

Em território chinês, conseguimos encontrar diversos sistemas de reconhecimento facial, mesmo nos lugares mais simples – como em bancos, lojas ou até mesmo nas ruas. 

Tudo para que as pessoas consigam ser identificadas e, dependendo da ocasião, consigam realizar compras de uma forma mais segura – autenticando por intermédio do reconhecimento facial. 

Mas, se você quer conhecer mais sobre a tecnologia por trás do sistema e como ele pode ser implementado, nós recomendamos que você dê uma olhada com calma em nosso e-book sobre reconhecimento facial.

Lá, reservamos um conteúdo profundo e completo comentando mais sobre tudo que você precisa saber sobre esta nova tecnologia. 

(Clique aqui para conferir nosso e-book)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *