O fenômeno Transformação Digital está relacionado à adoção de um ou mais tipos de tecnologia, que as empresas devem investir, como forma de inovar e incrementar seus processos operacionais e de negócios. Isso torna-se necessário para que consigam superar os desafios da modernidade com o objetivo de se manterem competitivas, e até mesmo, garantir sua própria existência.
O emprego de tecnologias de IIoT (Internet das Coisas Industrial) impacta de forma positiva e exponencial o desempenho das organizações reduzindo custos, eliminando desperdícios, aumentando a produtividade criando assim, maior independência entre as áreas, melhorando a qualidade dos produtos e serviços gerando uma maior satisfação dos clientes e ajudando a perpetuar a empresa no mercado.
São inúmeros os itens que compõe a “cesta” da Transformação Digital, e varia de empresa para empresa e de seu estágio no processo de inovação. São eles:
- segurança de dados
- automatização
- digitalização
- infraestrutura tecnológica
- sistemas de gestão
- integração de dados
- interconexão de equipamentos e sistemas
- big data
- computação em nuvem
- inteligência artificial,
- realidade virtual e aumentada
- predição e muito mais.
Tudo isso com respeito ao meio ambiente procurando sempre optar por soluções que, por exemplo, consumam menos energia.
Para obter sucesso com essa modernização as empresas devem investir, dentro do possível, na criação de um comitê capaz de envolver os responsáveis de cada uma das áreas, passíveis de transformação, para identificar as principais dificuldades a serem superadas, as prioridades, os impactos e interferências entre as áreas e a sequência de execução. Cabe também ao comitê promover, em conjunto com o RH, a disseminação da cultura da Transformação Digital em toda a empresa através de palestras e/ou treinamentos para envolver todos os profissionais no processo e reforçar a consciência sobre a importância que esse processo trás para a organização, além de mantê-los atualizados quanto aos resultados alcançados.
Um fator importante a ser observado pela empresa que pretende iniciar o processo de implementação da IIoT é saber identificar, dentre as necessidades, qual é o melhor projeto a passar pela inovação. A estratégia mais indicada é começar por aquele que faça sentido para o negócio, mas que tenha um escopo pequeno e de fácil implementação. Isso funcionará como uma prova de conceito que permitirá avaliar os resultados operacionais e o ROI daquela etapa, e servirá como incentivo e como balizador para o desenvolvimento das etapas seguintes.