Benefícios da realidade aumentada em construção civil

Com o passar dos anos, a tecnologia foi se desenvolvendo e tomou conta da construção civil. Os auxílios tecnológicos colaboraram para a produtividade neste ramo e também proporcionaram mais inovações dentro das aplicações.

No entanto, essa cadeia produtiva vai muito além dos tipos de aplicações, podendo agregar valor em fases do projeto, decoração e construção dos imóveis. 

Uma delas é a realidade aumentada na construção civil. Algo que acendeu o alerta das construtoras mais modernas, no Brasil e também no mundo.

O que é realidade aumentada na construção civil?

Trata-se de uma tecnologia onde você pode mesclar um ambiente real com alguns elementos que não estão ali. Neste caso, só existem no mundo digital. Mas, ela não deve ser confundida com a realidade virtual. As duas são bem diferentes.

Na realidade virtual, uma pessoa pode viver em um lugar inexistente. Já viu as pessoas que usam aqueles óculos, que cobrem todo o seu campo de visão? 

Com eles as pessoas começam a enxergar ambientes que não são os que estão fisicamente, veem imagens de ambientes criados por meio do computador, conhecidas como realidade virtual.

Já a realidade aumentada é a visualização e interação de objetos virtuais no plano real, através de dispositivos diversos como celulares tablets e óculos de Realidade Aumentada. 

Atualmente, alguns aplicativos mostram uma planta 2D que é desenhada por um profissional, sobre uma folha de papel, seja vista no formato 3D, através de um celular, por exemplo.

Como isso funciona?

Os usuários podem usar smartphones, tablets ou outros dispositivos, como óculos de realidade aumentada para visualizar. Normalmente, as câmeras desses dispositivos são postas para tirar fotos reais.

Usar um aplicativo ou software para aproximar seu celular ou outro dispositivo de um objeto ou lugar e substituir a imagem digital à imagem real é uma das opções. Como resultado, os usuários podem ver uma mistura quase perfeita, entre dois ambientes.

Tecnologia na Construção Civil

Qual é o momento certo de usar a realidade aumentada na construção civil e quais as vantagens?

A realidade aumentada pode ser usada em diversas fases da construção civil. No entanto, é necessário que o usuário observe o momento certo para isso. Nós separamos os momentos mais propícios a isso e também as vantagens de fazê-lo.

 

Projetos de estrutura, complementos e de arquitetura

A tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada pode ser usada desde a fase de concepção dos projetos, promovendo uma melhor visualização dos elementos e uma riqueza de detalhes de determinado projeto.

A vantagem é que as chances de detalhes e enganos que possam passar despercebidos diminuam e o projeto saia com mais precisão.

 

Visualização de ambientes

Com a planta arquitetônica em mãos, você consegue ver os cômodos com mais precisão, tendo uma noção de como ele ficará depois de pronto, através deste recurso. 

Neste caso, é possível interagir também com o espaço, que não foi edificado ainda para realizar modificações.

Você pode projetar a decoração dos cômodos de uma forma muito mais atrativa. Isso ajuda o comprador final a observar e definir o design da sala. A ação também auxilia os construtores a planejar blocos mais decorados, que sejam desejados pelo público-alvo.

A realidade virtual também é uma ótima maneira de os clientes fazerem verdadeiros passeios, naqueles prédios que não foram edificados e mostrar a eles como seria esse espaço, logo depois de construído. Proporcionando segurança, além de uma experiência fora do comum ao consumidor.  

 

Projetos em BIM

Building Information Modeling. Já ouviu falar? Trata-se de um conjunto de informações e dados que contribui para que o desenvolvimento de projetos seja aprimorado.

O banco de dados BIM deve ser alimentado. Neste caso, pode ser utilizado um recurso chamado de captura de realidade, que escaneia a geometria de um determinado local e a reproduz no ambiente virtual. A captura pode ser realizada de formas diferentes e a Realidade Aumentada é uma delas.

 

Gerenciamento de obra

Além de algumas fases do projeto, a realidade virtual e a realidade aumentada também contribuem, de várias maneiras, para o desenvolvimento da construção.

O projeto pode ser comparado com a edificação erguida no local e identificar e solucionar anomalias, reduzindo falhas e, consequentemente, corrigi-las. Desta forma, você terá economia financeira em caso de erros ou melhorias.

Como resultado, o trabalho na obra se torna mais produtivo. Além disso, essas tecnologias melhoram muito a qualidade do edifício, em sua última fase.

Também é possível estimular a formação mais aprofundada dos colaboradores, de forma produtiva e eficiente, e desenvolver as técnicas de trabalho mais qualificadas.

Como existem várias aplicações da realidade aumentada na construção civil e também da realidade virtual, esse tipo de aplicação vem se tornando mais popular, no Brasil e também no mundo. 

Lá fora, várias grandes construtoras, principalmente nos Estados Unidos, conseguiram reduzir o número de falhas, conseguindo economizar capital na correção das mesmas. 

Com isso, os clientes viram mais segurança e as pessoas aderiram com mais facilidade na compra de um imóvel.

Quer mais aprovação, economia e eficiência nos seus projetos de construção civil?

A realidade aumentada na construção civil ganhou força e vem sendo disseminada nas maiores construtoras e escritórios de arquitetura e construção do mundo todo. 

Se você é um desses profissionais que quer inovar no mercado, economizar, trazer mais segurança e encantar clientes, a realidade aumentada e virtual é para a sua empresa.

Fale conosco e saiba mais informações sobre como melhorar a qualidade dos seus serviços, através das novas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.