Entenda como funcionam os modelos de manutenção industrial para alavancar a segurança, cooperação e produtividade da sua empresa.
A manutenção industrial não envolve apenas a reparação de equipamentos. Ela é muito mais ampla do que a gente imagina.
Existem várias etapas que devem ser seguidas para realizar a manutenção industrial. Tudo isso é necessário para manter os processos industriais funcionando perfeitamente.
Mas, o que é a manutenção industrial?
A manutenção industrial tem o papel de reparar e realizar a manutenção de diferentes tipos de equipamentos e máquinas, que fazem parte das áreas industriais.
Com um vasto números de especializações, os técnicos de manutenção geralmente são pessoas que lidam com várias práticas para resolução de problemas nas máquinas e equipamentos.
A manutenção industrial também envolve várias aptidões, por parte dos especialistas, a fim de resolver estes problemas, que são articulados de forma segura para que tudo saia da melhor forma possível.
O conhecimento geral que é indicado nesses casos também envolve a compreensão das ferramentas, do projeto e da segurança.
Fora isso, as ferramentas certas e um bom entendimento de como usá-las podem ser cruciais na solução de potenciais problemas da máquina.
A segurança é um componente importantíssimo da manutenção, até porque, parte das máquinas industriais, pode ser bem perigosa.
Por isso, é necessário que os técnicos tenham a segurança total. Não só para a própria proteção de quem está fazendo a manutenção, mas daqueles técnicos que utilizam a máquina no dia a dia.
A prevenção é fundamental. Até porque as máquinas industriais modernas são caras, diferente daquelas mais “atrasadas”.
Por isso, a empresa está sempre atenta ao investimento. Assim, a manutenção preventiva é uma das melhores coisas a serem feitas. Porque mantém a segurança no trabalho em dia e economia no bolso da empresa.
A manutenção industrial serve para quê?
Você já viu que é muito importante manter a manutenção industrial. Mas entenda, essa responsabilidade não recai apenas sobre quem trabalha nas máquinas.
Pelo contrário, deve fazer parte da consciência de todos os funcionários de uma mesma empresa, sem importar o setor em que determinado colaborador trabalha.
Se todas as partes de uma empresa entenderem que a preocupação e o zelo por tudo que é utilizado deve ser comum a todos sem distinção, o trabalho será feito com fluidez e resultados mais sólidos.
A princípio a manutenção industrial é fazer com que todos se sintam no mesmo ambiente de trabalho que compartilham. Uma das serventias, é fazer os colaboradores perceberem que tudo o que acontece em um setor afeta outro.
Quais são os tipos de manutenção industrial existentes na atualidade?
No ambiente corporativo, sendo em principal, nas fábricas, ele pode ser criado de várias maneiras para cuidar de todos os equipamentos e instalações. Para o tipo de manutenção de máquinas industriais, atualmente, ainda existem várias opções.
No entanto, as mais populares na atualidade são:
Manutenção preventiva
É um plano de ação na empresa ou fábrica que atua na prevenção. O trabalho aqui é praticado dia após dia, em todos os cantos. É vigilância constante para manter a operação desejada em ordem. Em outras palavras, destina-se à prevenção, portanto, tentando evitar imprevistos.
Manutenção preditiva
Esse modelo mais moderno, da manutenção industrial, trata-se do monitoramento contínuo do espaço e dos equipamentos e, além disso, na coleta dessas informações para compor o trabalho.
Tal como acontece com a manutenção preventiva, esta também se mostra muito vantajosa, principalmente se você observar que é necessário entender tudo o que acontece em determinado lugar.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva pode ser divida, facilmente, em duas partes. Ou seja, partindo de algo que não deu muito certo, esse tipo de manutenção funciona como uma correção. Por isso, se chama “corretiva”.
Sua função é fazer o equipamento voltar às suas funções anteriores. O subgrupo primário é a manutenção corretiva planejada, que se refere a esses tipos de manutenção de reparo industrial.
Você está basicamente tentando encontrar o problema em algum lugar antes que ele cause mais danos.
Por ser algo planejado, faz parte, diretamente, da gestão industrial. Já o segundo grupo tem correções não planejadas. Nesse caso, não há planejamento prévio para reparação de uma máquina, é algo que acontece “sem previsão”.
A manutenção industrial em sí
A manutenção industrial pode ser um grande desafio, sendo vista na prática. Porque isso significa conscientizar que todos têm responsabilidade pelo ambiente de trabalho das máquinas.
O que deve ficar claro é que não há uma única maneira de fazer isso. Em outras palavras, não existe uma fórmula única.
É muito importante conhecer os termos e condições da empresa, de forma aprofundada. Neste caso, traçar todas as nuances da fábrica e seus modelos de trabalhos específicos.
Ao fazer isso, analisa-se também as necessidades que emergem. É a partir do planejamento, que se pode pensar na estratégia mais eficaz, por exemplo, para cada setor.
O foco deve ser precisamente a criação de uma cultura produtiva. E isso significa a atitude de compartilhar com todos os mesmos princípios de cooperação. Desta forma, o cuidado pelo espaço vira-se algo de todos.
Busque por soluções que aceleram!
A ProConcept acredita na aceleração de negócios e que todas as empresas podem se modernizar através das tecnologias aplicadas. Sejam estas, a própria manutenção industrial.
Nosso objetivo é fazer com que os negócios possam ser escalados, de forma segura, com o uso da tecnologia. As coisas devem ser flexíveis e customizáveis e nossa busca diária é essa.
Fale conosco e vire a chave do sucesso para a sua empresa, com o auxílio e aparato tecnológico específico para o seu negócio.