Automação de Processos – O que é? Como funciona?

Você já ouviu falar em automação de processos?

Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, lhe falaremos tudo que você precisa saber sobre a automação de processos e como ela funciona.

Sendo assim, para quem tem uma empresa e está em processo de crescimento, com certeza este nosso conteúdo será muito útil.

Mas, antes de iniciarmos, não deixe de compartilhar este artigo no seu Linkedin.

Agora, vamos lá!

O que é a automação de processos?

Quando falamos em automação de processos, muitas pessoas pensam logo na automatização da produção – geralmente ligada à área industrial.

Contudo, para qualquer tipo de negócio, a automação de processos pode ser aplicada.

Neste caso, ao falarmos sobre automação, estamos nos referindo a criar padrões e automatizar determinadas áreas da sua empresa. Mais para frente explicaremos quais são as principais áreas que podem ser automatizadas em um negócio.

Mas, o que precisamos ter em mente é que a automação processo traz diversos benefícios para um negócio, bem como: aumento na produtividade, acesso a dados, padronização…

Sendo assim, antes de entrarmos no quesito de implementação da automação de processos, é importante que você entenda quais são as principais áreas que podem se beneficiar deste tipo de automatização de processos.

Quais áreas podem ser automatizadas?

Assim como havíamos comentado antes, a automatização de processos dentro de um negócio vai muito além da automação física.

Em um negócio, existem três áreas na qual a automação pode ser utilizada e que podem acabar tendo uma grande melhora na performance. São elas:

Marketing

Começando pelo marketing, vemos que essa é uma área que pode acabar se beneficiando bastante da padronização e automação de processos.

Nesse caso, mesmo se tratando de um setor onde exige um certo viés criativo para funcionar, vemos que muitos negócios criam processos para deixar a área de marketing mais produtiva e eficaz.

Quando nos referimos a automatizar determinados processos, estamos falando de criar padrões e executá-los de uma forma automatizada, sem a necessidade de ter um colaborador atuando naquela área.

Essa automação pode ser feita de diversas formas, bem como usando um RPA.

RPA é um termo bastante usado no meio de automação pois, na prática, se refere ao uso de robôs para exercer uma atividade que antes era feita por algum colaborador.

No caso da área de marketing, vemos que muitas empresas utilizam de tecnologias envolvendo inteligência artificial para criar conteúdos a serem postados nas redes sociais, por exemplo.

Essa é uma forma de automatizar o processo e de escalá-lo sem a necessidade de ter colaboradores atuando na área.

Obviamente, nem todos os processos de marketing podem ser automatizados.

Contudo, vemos que toda a parte de agendamentos de publicações, criação de cronograma de postagens em redes sociais e até mesmo produção de mídias para redes sociais – podem ser feitas por sistemas automatizados.

Vendas

Sendo um grande pilar no meio dos negócios, vemos que a área de vendas pode e deve ter uma automação de processos.

Falamos isso porque, entre as etapas de uma venda, existem muitos processos que podem ser feitos por uma tecnologia – sem necessariamente precisar de um colaborador atuando nele.

Como exemplo de automatização na etapa de vendas, vemos que ainda existem muitas empresas que fazem um controle manual dos seus leads.

Hoje em dia, isso é algo desnecessário e que acaba ocupando o tempo de um colaborador que poderia ser empregado em outra área mais importante.

Neste exemplo de controle de leads, existem muitas ferramentas de CRM onde você consegue automatizar os processos para que a ferramenta administre e organize cada lista de leads de acordo com os padrões que você estabelecer.

Por meio dessas ferramentas, é possível organizar quase que automaticamente os leads que já foram convertidos, os que estão em processo de conversão e os que ainda estão frios – por exemplo.

Algo que levaria horas para ser feito de forma manual, pode ser automatizado usando a tecnologia.

Novamente, isto é apenas um exemplo.

Como um outro caso envolvendo a área de vendas, vemos que existem muitas empresas que fazem abordagem um para um, via WhatsApp, por exemplo.

Essa é uma outra área que, utilizando softwares já criados, podem ser automatizados.

Nesse contexto, as ferramentas de RPA são de extrema utilidade.

Fazendo a automatização desses processos, você consegue aumentar muito a produtividade do seu setor de vendas.

RH

Como último exemplo de setor que pode se beneficiar da automação de processos, temos a área de RH.

A área de RH, assim como a de vendas, pode ser automatizada de diversas formas.

Mas, um dos principais usos é no processo de recrutamento. Geralmente quando uma empresa vai contratar novos colaboradores, ela acaba recebendo inúmeros currículos e informações dos candidatos.

Sem o uso de um bom processo de automação, todas essas informações acabariam tendo que ser analisadas manualmente pelo setor de RH.

Diferente disso, você pode criar um formulário com as principais informações que precisa do candidato e colocar um RPA para organizar aquelas informações de modo que o próprio robô consiga eliminar os candidatos que não se adequam a alguns requisitos estabelecidos pela empresa.

Dessa forma, o uso da tecnologia não iria substituir totalmente os colaboradores de RH, afinal, é necessário que os candidatos que foram ‘filtrados’ sejam analisados manualmente para ver quais são os que mais se encaixam.

Contudo, podemos ver que a parte mais massiva do trabalho pode ser feita por um robô, poupando e dedicando a energia dos profissionais de RH para a parte que realmente fará diferença – no caso, para a seleção final dos colaboradores.

Estes três exemplos que destacamos foram apenas para que você entenda que a automação de processo pode ser tanto usada de forma física, automatizando a produção de uma indústria, mas também pode ser usada em qualquer outro negócio – automatizando os setores e deixando eles mais produtivos.

Aqui em nosso blog, temos diversos conteúdos mostrando como você pode implementar a automação em seu negócio. Vale a pena conferir!

(Clique aqui para ver nossos últimos conteúdos)https://proconcept.com.br/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *