A dura realidade da jornada da transformação digital nas empresas

Muito se tem dito sobre o tema “transformação digital nas empresas”, o interessante é que essa transformação passou a ser tratada como uma situação atual, porém esse processo já vem acontecendo nas empresas, ou pelo menos deveria estar acontecendo, há alguns anos.

A partir do momento que as empresas começaram a adotar sistemas para controlar e acompanhar seus processos produtivos, administrativos e comerciais elas iniciaram sua entrada no mundo digital. Porém, com o avanço acelerado das tecnologias tanto de hardware quanto de software, assim como avanços nas infraestruturas de comunicação possibilitaram um verdadeiro salto e trouxe o termo, tão utilizado atualmente: Transformação Digital.

Dois pontos muito importantes diferenciam essa revolução no mundo dos negócios das anteriores: a conectividade entre as pessoas e a velocidade com que as informações passaram a ser divulgadas. Uma tecnologia, ou mesmo uma ideia criada e divulgada neste exato momento no Japão pode em questão de segundos circular todo o planeta. O que traz grandes possibilidades e preocupações maiores ainda.

Mas o que talvez gere a maior ansiedade nas corporações sejam as perguntas básicas para se implementar qualquer processo no mundo corporativo: 

COMO?

QUANDO?

QUANTO?

A realidade da grande maioria das empresas, e restringindo apenas no setor industrial, é que elas não têm profissional e muito menos tempo para dedicar a um projeto de transformação digital da maneira adequada.

Em um cenário onde equipamentos de última geração convivem lado a lado com equipamentos de décadas atrás e que estão a pleno vapor em sua produção torna-se necessário conhecimentos específicos de automação, processos, eletrônica e sistemas para tirar o máximo de proveito das novas tecnologias.

O outro grande desafio é provar para a alta gestão da empresa, as vantagens e benefícios de uma implantação desse porte para que o profissional do chão de fábrica tenha uma visão clara e precisa dos indicadores de produção e detecte falhas no processo de forma preditiva, mas no final, é necessário monetizar esse retorno para que o projeto ganhe apoio da diretoria e investidores.

A estratégia mais indicada é identificar o projeto como um todo, partir de uma iniciativa mais simples, que viabilize avaliar o processo de construção e o retorno do investimento (ROI),  se aproveitando das tecnologias disponíveis para expandir de forma rápida em todo o processo produtivo.

Nossa estratégia de implementação da transformação digital:

estrategia implementacao transformacao digital

Assim as tecnologias devem ser flexíveis e escaláveis de forma a proporcionar condições de absorver as adversidades desse cenário. Um ponto primordial é ter uma ideia do todo e de onde se quer chegar para ter visibilidade, controle e atuação sobre os processos existentes dentro da instituição, porém ter a condição de iniciar em processos menores para verificar, viabilidade, relação de custo x benefício, taxa de retorno de investimento e adaptações necessárias é o grande trunfo dessas tecnologias, assim conseguimos avançar de forma rápida para alcançar o todo.

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